Emílio Rodrigues


Uma vida no mundo das viagens


Emílio Rodrigues cumpre o serviço militar na Guiné-Bissau.
Regressa em 1969. No ano seguinte entra na TAP. Sai e implanta a Varig na Madeira. Introduz a Intervisa na Região, a qual eleva a um patamar de referência no panorama das agências de viagens madeirenses. A empresa acaba de mudar de nome para InterTours.
 
Emílio Rodrigues é oriundo de uma família da classe média madeirense. Faz a escolaridade normal nos anos 60. Completa o liceu até ao então sétimo ano de escolaridade, na área de económicas.
A tropa apanha-o pelo caminho.
Faz recruta no continente. Passa por Mafra, Santarém e Lamego, nos Rangers, uma tropa de elite tipo Comandos.
Depois, não consegue escapar à guerra colonial. E, para ajudar, vai direitinho para o pior teatro do conflito das então províncias ultramarinas portuguesas: a Guiné-Bissau. Lá fica dois anos inteiros, de Janeiro de 1968 a Dezembro de 1969.

Inimigo sem rosto

Tem de ficar a combater um inimigo que diz não conseguir identificar completamente. Admite que existem leituras diferentes da sua, mas está seguro que a maioria dos jovens que lutam ao seu lado se confronta numa lógica de cumprir um dever imposto.

Dureza fortalece

Apesar de tudo, considera que aprende muito ao cumprir o serviço militar. Diz, com orgulho, que, juntamente com muitos dos seus contemporâneos que estiveram na guerra, fez aquela “faculdade” com muita dureza. Uma dureza que permite que consiguam afirmar-se, mais tarde, nas mais variadas actividades profissionais que cada um dos que regressa segue. Reconhece que alguns colegas de luta estão bem lançados na vida. Com modéstia, diz não ser o seu caso. Mas a verdade é que Emílio Rodrigues é uma referência madeirense no turismo, nomeadamente na sua área: agências de viagens.
A justificação para a sua constatação assenta no facto de a escola da vida os ter tornado mais conscientes, com sentido de responsabilidade muito grande e uma capacidade de decisão enorme. Capacidade que, durante a guerra, é constantemente posta à prova.
Hoje diz que guarda boas e más recordações desse período conflituoso.

Branqueamento

Não obstante, não quer deixar de criticar os sucessivos governos do pós-25 de Abril que, a seu ver, têm tido quase uma postura de branqueamento da guerra colonial. Diz que quase parecem ter vergonha do passado. «O passado não é para apagar. História é História», sublinha, a propósito.
Hoje reconhece que começa a haver algum desenvolvimento positivo no sentido de dar algum valor a quem lá esteve.
Acaba a tropa, a que sobrevive, ao contrário de colegas que não tiveram a mesma sorte e que vê cair ao seu lado.
Regressa casado. Uma realidade consumada durante um período de férias.
Chega ao Funchal em Dezembro de 1969.
Não traz na mala grandes horizontes sobre o caminho a seguir.
Vê-se casado e com compromissos com a nova família. A saída mais plausível é trabalhar de imediato para conseguir ganhar dinheiro. Por isso, a continuação dos estudos fica para segundo plano.

1.º emprego: TAP

Numa altura em que encontra poucas saídas para se empregar depara-se com as melhores oportunidades para uma carreira na banca, na administração pública ou na TAP Air Portugal. Sabe que não quer uma profissão só de gabinete. Consegue entrar para a TAP, que corresponde ao desejo de ter uma profissão motivante. Fica na TAP durante cerca de três anos.

A Varig

É convidado pela transportadora área brasileira Varig, na altura, com grande pujança no país. Vai para a área comercial no sentido de desenvolver, em simultâneo com Lisboa, acções comercias na Madeira e nos Açores.
Aceita o desafio. Assume o cargo, onde fica durante 10 anos. Durante esse período, monta escritório na Madeira e nos Açores.
Depara-se com a impossibilidade de progredir dentro da própria empresa. A partir do patamar que atinge, só há lugar para brasileiros.
Nesta fase da sua vida só vislumbra duas saídas: ou mantém-se e marca passo, sem nenhum espaço de progressão em termos de carreira, ou parte para outra aposta, que lhe permita alcançar outras ambições.

Grupo Intervisa

Nos primeiros anos da década de 80 é convidado pelo então recém-formado Grupo Visa, que, posteriormente, daria lugar ao Grupo Intervisa. Actua na área das agências de viagens e afins.
Emílio Rodrigues é convidado para abrir um escritório no Funchal.
Destemido, como sempre, aceita o desafio. Juntamente com outro sócio, começa a exercer a actividade base da sua vida.
Nos primeiros anos da década de 90, por razões meramente profissionais, entende que é altura de proceder a mudanças na agência. Com visões de caminhos a seguir divergentes do sócio, chegam a acordo. O sócio segue o seu próprio caminho e Emílio Rodrigues continua com a Intervisa, uma empresa que hoje é sua e dos dois filhos.

Empresa de referência

Ao fim destes anos considera que consegue catapultar a empresa para o lugar cimeiro que hoje ocupa. Uma empresa que acaba de mudar de nome sem quaisquer sobressaltos. De Intervisa passa a InterTours, numa operação bem estruturada, feita com conta, peso e medida.
Hoje, a InterTours está envolvida em projectos de vária ordem. Projectos de diversificação dentro da área do turismo. Tem como base a actividade de agências de viagens, nas vertentes de importação e exportação.
Neste momento está a ser equacionada uma estratégia de diversificação e até de verticalização em várias áreas de negócio.

O consultor de viagens

Emílio Rodrigues considera que o papel actual do agente de viagens terá de tender para ser um consultor turístico nas duas vertentes e não meramente um vendedor de bilhetes ou um mero intermediário na relação com fornecedores como as companhias de aviação, a hotelaria e a rent-a-car.
Entende que a informação disponibilizada é tanta que o cliente na componente de exportação, por vezes, está capaz de prescindir de um simples distribuidor de serviços. Para isso, admite que pode recorrer a diferentes meios, como a Internet. O que precisa é de ser aconselhado em matérias como custos, prestação de serviços nos mais variados aspectos, como realidades que não encontra escrito em lado nenhum e que são fruto de um conhecimento prévio do agente de viagens.
No fundo está apto a responder em função das necessidades de cada cliente.

A InterTours

Reconhece que hoje em dia algumas empresas já se aperceberam desta situação.
Em relação à importação, fala da necessidade de as empresas se posicionarem, cada vez mais, no sentido de conseguirem organizar congressos e incentivos. Nessa área diz ser preciso um saber-fazer muito forte.
Presentemente, a InterTours está a montar e consolidar estruturas que permitam dar a resposta total, rápida e eficiente em todas as áreas de turismo.
Além de infra-estruturas e aposta nos meios informáticos, é dada uma importância cada vez maior aos recursos humanos. Sublinha que os recursos humanos são a componente mais importante de cada empresa, especialmente nas agências de viagens. «Os computadores são rápidos a fazer muita coisa, mas o factor humano é essencial».

Recursos Humanos

Por isso mesmo diz que o grande investimento tem de ser sempre nos recursos humanos para que se sintam suficientemente fortes a vencer num mundo global.
Em relação à mudança do nome de Intervisa para InterTours explica que anteriormente a Intervisa Funchal fazia parte do Grupo Intervisa, a nível nacional.
Mas, a dado momento, entende que é oportuno desligar do grupo por razões naturais, até porque os seus escritórios estão situados em locais do país que pouco têm a ver com a realidade madeirense. Nesse sentido diz que é difícil conciliar interesses.

Mudanças

Daí haver duas saídas: ou seguir os interesses do continente ou eles seguirem os da Madeira. Por isso, cada um segue o seu rumo, não deixando, contudo, de manter relações comerciais.
Nesse sentido é alterado o nome para InterTours, sem problemas de imagem da empresa na Região, no resto do país e a nível internacional.
Hoje trabalham na empresa directamente pouco mais de 50 pessoas.

Actividade intensa

Emílio Rodrigues mantém uma actividade intensa no turismo.
Por força das circunstâncias, ao agente de viagens, são exigidas viagens constantes para conhecer os destinos e outros geradores de turismo.
Através das viagens são estabelecidos inúmeros contactos que resultam numa parte da actualização profissional.
Depois, há o complemento das revistas e dos jornais de turismo, de marketing, de recursos humanos, entre outras, e ainda as publicações que recebemos das associações a que estamos ligados, como acontece, nomeadamente, por parte dos Estados Unidos da América, uma nação com grande notoriedade nesta área.
Por outro lado, existem as acções de formação ministradas tanto a nível dos gestores como dos seus colaboradores e ainda a participação em feiras do sector.
Quanto a outro tipo de leituras de lazer, diz que o seu tempo é pouco. Daí que apenas admita ler livros de cabeceira de leitura rápida.
A nível do tempo médio de trabalho diário, deixa claro que um profissional ligado ao turismo não pode ter horários. Sublinha que tem de estar sempre em contacto com os clientes, sejam locais sejam do estrangeiro. E hoje, com os telemóveis, isso ainda se aplica com mais relevância.
Contudo, não se considera um fundamentalista do trabalho.
Não obstante, diz ser difícil dissociar os tempos de lazer dos tempos de trabalho.

O escape: golfe

Isto não obsta a que continue a praticar desporto. Actualmente dedica alguma atenção especial ao golfe, onde está a dar os primeiros passos. Reconhece que necessita de fazer actividade física. E o golfe encaixa-se perfeitamente para quem tem uma profissão muito absorvente.
Diz que não vai ser campeão mas espera atingir um bom “handicap”.
Além do desporto gosta de estar com amigos e de conviver.

Entre amigos

Extrovertido por natureza, gosta também de ter tempo para si, para reflectir.
Gosta igualmente de fazer férias em família. Considera que, quando vai em trabalho, embora esteja a viajar, não se encaixa no conceito de férias que defende. Fazer férias, para si, é ir à praia e conhecer novos costumes e culturas.
Normalmente faz dois períodos de férias por ano. Agora vai mais com a mulher, já que os filhos são adultos, depois de se enriquecerem culturalmente ao longo das muitas viagens que fizeram em família.
Em relação às novas tecnologias está ciente que são fundamentais ao progresso. Por essa razão faz grandes investimentos nas suas empresas.
Usa a Internet e o “e-mail”, embora sublinhe que não pretende ser um “expert” na matéria. Utiliza como ferramenta e não quer mesmo passar daí. 

2002-11-08

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